Quando foi fundada, em 8 de novembro de 1980, a Primeira Igreja Batista de Atibaia (PIBA) contava com apenas 42 membros, juntamente com o Pr. Mendes e o Pr. Karl Lachler.

No início, a igreja se reunia em lares e, por causa do aumento no número de pessoas, um terreno foi adquirido pela Convenção Batista do Estado. Uma capela foi construída em um local próximo ao centro da cidade, para que os cultos fossem realizados.

Em dezembro de 1995, a igreja tomou posse de um terreno com área de 9.000 m², recebido da Prefeitura de Atibaia em troca da propriedade anterior.

O ginásio foi inaugurado em abril de 1996 e é utilizado até hoje para diversas atividades na semana, além de ser o local para os cultos dominicais. Durante os anos seguintes, dois novos prédios foram construídos para atender às demandas do crescimento da igreja.

Atualmente, a PIBA conta com aproximadamente mil e duzentos membros em sua sede, além dos membros de suas congregações. Pensando em investir nas crianças, estão construindo o prédio de educação infantil (Edifício PIBA Kids).